Sem reduzir casos da Covid-19, 85 cidades têm adiada a retomada de comércio de rua e salões de beleza

Após analisar dados do novo coronavírus, governo estadual mantém restrições em 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata por, no mínimo, mais uma semana.

Municípios do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco não vão avançar para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 na segunda-feira (15). Segundo o governo do estado, 85 cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram tendência de queda no número de casos da doença causada pelo novo coronavírus e, por isso, a determinação é que mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza.

Segundo um comunicado do Executivo estadual divulgado nesta quinta-feira (11), foram analisados dados de saúde de todo o estado e, a partir do estudo, a determinação é de que 85 cidades pernambucanas precisam manter as restrições por, no mínimo, mais uma semana (veja lista dos municípios no final desta reportagem).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), também houve um aumento na demanda de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nessas regiões. Para conter a disseminação do novo coronavírus, a recomendação é de que o isolamento seja mantido no Agreste e na Zona da Mata.

O governo estadual informou também que as Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Palmares, Caruaru, Garanhuns e Goiana devem receber ações estaduais para prevenção da Covid-19, como distribuição de máscaras, cestas básicas e produtos de higiene, além de atenção para grupos vulneráveis como idosos e pessoas sem-teto.

Foram confirmados, nesta quinta-feira (11), 1.059 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também registrou mais 102 mortes e, com isso, os números do estado chegam a 42.994 confirmações de pacientes e 3.633 óbitos de pessoas com a doença provocada pelo novo coronavírus.

Fonte: https://g1.globo.com/