Chuvas tiram barragens de colapsos no Agreste Meridional
Manancial de Garanhuns recupera nível e Águas Belas e Terezinha saem do colapso.
Com as fortes chuvas dos últimos dias na região, três importantes mananciais do Agreste Meridional, saíram do colapso. As barragens que atendem as cidades de Garanhuns, Angelim e São João acumularam boas quantidades de águas.
A maior beneficiada foi a Barragem de Inhumas, em Garanhuns, que estava em colapso. O local teve um aumento de 62% do seu volume e atualmente registra 67% de reservação de água. O manancial tem a capacidade de armazenar 6,9 milhões de m³.
A Barragem do Cajueiro, maior reservatório do sistema, tem condições de armazenar até 14,5 milhões de m³. O reservatório passou de 43% para 55% da capacidade total, enquanto que Mundaú recebeu um acréscimo de 38,23% no seu nível e apresenta agora 88,4%.
Mesmo com a notícia, a Compesa informou que o calendário de abastecimento de água em Garanhuns vai permanecer o mesmo.
“Precisamos ser cautelosos, porque ainda iremos enfrentar o período de estiagem, e as previsões de chuvas para 2017 é que serão abaixo da média histórica. Se, até o final de junho, as barragens alcançarem 100% de acumulação, podemos pensar em retirar a cidade do rodízio no mês de julho”, explica Igor Galindo, gerente de Unidade de Negócios da Compesa.
Águas Belas e Terezinha voltam a ter água nas torneiras
As chuvas também retiraram do colapso mais duas cidades localizadas na região do Agreste Meridional. A população de Águas Belas, com cerca de 28 mil habitantes, voltou a ser abastecida pela rede. O sistema de distribuição de água que atende a cidade está operando com 50% da capacidade desde que a Barragem de Comunaty passou a verter, e a Barragem de Lamarão regularizou o seu nível.
A Compesa também vai retomar, a distribuição de água para os 4 mil moradores de Terezinha. A Barragem Massaranduba, responsável em fornecer água para a cidade, registra agora 30% da capacidade de acumulação, que é de 383 mil m³.
Fonte: http://g1.globo.com/